A Visualfarm


Criada em 2003 pelo VJ Alexis Anastasiou, a Visualfarm é uma produtora de conteúdos visuais e projeções, pioneira na criação de espetáculos projetivos e uso do video mapping em eventos corporativos no Brasil.

Nossa missão é promover a interface entre arte e tecnologia, através de soluções customizadas para eventos, festas, shows e espetáculos públicos, fornecendo soluções completas, com equipamentos próprios e equipe técnica especializada.

Livro


Imagine que você vive em um mundo no qual a iluminação de fachadas é uma grande novidade. Durante eventos especiais, são montados grandes sistemas temporários de iluminação para prédios: uma exposição universal, datas nacionais, inaugurações. Nestes momentos, as rádios chamavam todos para apreciar a nova maravilha da ciência, os jornais publicavam fotos na primeira página, o público ficava hipnotizado com a nova tecnologia e as empresas procuravam associar suas marcas a essa nova luz. Você está na europa ou nos EUA entre 1875 e 1918. Por volta de 1920, as primeiras instalações permanentes de iluminação de fachadas são implementadas: publicidade de neon na Times Square; o novo arranha-céu de uma empresa de comunicação; holofotes em um edifício de escritórios de uma montadora automotiva. Em 2017, iluminações de fachada fazem parte da paisagem urbana e praticamente não são percebidas pelos habitantes da cidade. Já os projetos temporários de projeção mapeada atraem a mesma atenção da imprensa que os projetos temporários de iluminação de fachada atraíam há 100 anos. Em algum momento nos próximos 20 anos, um grande número de fachadas dos edifícios serão transformadas em media facades, espaços permanentes capazes de veicular imagens. Esse livro procura descrever, defender, discutir e criar propostas para esse processo. Usando em sua maioria imagens feitas por projetos e instalações da Visualfarm, um dos estúdios pioneiros dessa técnica, tentamos mostrar de onde viemos com a intenção de apontar para onde vamos.